Crianças do Taboão podem formar Orquestra de Cordas

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Crianças de 8 a 12 anos, moradoras do Distrito Industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, poderão ter aulas gratuitas de música para formarem uma orquestra de cordas. Uma parceria entre a Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes resultou na elaboração de um projeto de Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que prevê a realização de aulas de música instrumental na comunidade.

O Projeto LIC nº 413 – Orquestra de Cordas já foi aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura e agora está na fase de captação de recursos. A partir da aprovação, a Agestab deu início ao trabalho de divulgação entre as mais de 40 associadas. A Associação Gestora tem pedido que os empresários do Taboão apoiem a formação da orquestra.

A Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes, criada em 2014, estabelece que pessoas jurídicas poderão abater até 20% do que seria pago ao município com o IPTU e o ISS e destinar esta verba a projetos pré-aprovados, como o da orquestra do Taboão. Os interessados devem levar a documentação necessária à Secretaria Municipal de Cultura até o dia 30 de novembro.

“Desde que formamos o Núcleo Social da Agestab temos buscado desenvolver ações que também beneficiem a comunidade e assim que nos foi apresentado a chance de levar o ensino de música às crianças do Taboão, imediatamente topamos o desafio”, afirmou o presidente da Agestab, Osvaldo Baradel. “É uma grande honra para a Agestab, participar de uma parceria como esta, que incentiva a cultura e oferece a chance de uma criança encontrar na música a oportunidade de uma vida melhor”, destacou Baradel.

Diretor-geral da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, o maestro Lelis Gerson afirmou que o projeto pode “promover a formação social e desenvolver o trabalho em equipe”. “O contato com a música será algo que vai marcar a vida das famílias e dos alunos envolvidos”, destacou. “Estou muito feliz com esta parceria, que resultará em novos aprendizados e oportunidades para tantos jovens da região”, finalizou Gerson.

80 alunos e vários concertos

O projeto prevê a formação de duas turmas com 80 alunos no total. Quarenta irão estudar no período da manhã e os outros 40 no período da tarde. Eles terão aulas de violinos, viola e violoncelo.

Estão previstos, ainda, workshops sobre ensino coletivo de cordas para estudantes, quatro concertos didáticos com quarteto de cordas formado pelos professores do projeto e um concerto de encerramento com a participação de todos os alunos. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público em geral. 

Os empresários que quiserem ajudar na formação da Orquestra de Cordas no Taboão devem entregar na Secretaria Municipal de Cultura, os documentos necessários até 30 de novembro.

Os documentos a serem apresentados são os seguintes: termo de compromisso assinado, cópia do contrato social registrado na junta comercial ou cópia do estatuto social registrado no cartório de registro de pessoas jurídicas,  cópias do CPF e RG do proprietário do imóvel, cópia da Folha de Informações do Carnê do IPTU, CNDS municipais, e pesquisa integrada.

Mais informações sobre os documentos a serem apresentados estão neste link: https://bit.ly/35m6lNa, ou podem ser obtidas pelo telefone 11 4798-6900. 

Deixe seu Comentário

Notícias Recentes

Siga nossas Redes Sociais

Newsletter AGESTAB