Obra da Artesp poderá facilitar acesso do Taboão através da Ayrton Senna

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) estão elaborando o projeto para a construção de uma nova marginal que vai permitir o acesso entre a Ayrton Senna e o Distrito Industrial do Taboão. Assunto vem sendo tratado pela Prefeitura de Mogi e Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). Já existe um projeto da obra, que prevê a criação de uma via paralela à rodovia, com cinco quilômetros de extensão.

Em encontro articulado pelo deputado estadual Marcos Damásio (PL), com lideranças comunitárias e empresários do Taboão, membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Alto Tietê, os técnicos da Artesp e do DER garantiram que o plano está sendo finalizado. A marginal ligaria o Taboão ao trevo da Ayrton Senna com a Mogi-Dutra, no sentido Oeste (SP), indo do quilômetro 45,7 ao 51,3.

Essa nova opção, segundo o presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, deverá atender o propósito da entidade, que pretende melhorar a logística naquela região, evitando que os caminhões tenham que dar uma volta enorme para fazer as entregas e escoar a produção industrial.

Com esse projeto, o pedido inicial de construção de uma alça para ligar a estrada ao Taboão, uma adaptação em acesso do retorno operacional, existente no km 51,5 km, foi descartado.

A Associação aguarda um novo encontro para a apresentação dos prazos da obra e demais detalhes. A ideia inicial era que os recursos aplicados seriam estaduais.

Para garantir o empreendimento, Baradel tem o apoio de autoridades políticas do Alto Tietê. “Nossa mobilização é justamente levar as demandas apontadas pelos empresários às autoridades e quem pode solucionar as questões que envolvem o Taboão. A Agestab é a porta-voz do Taboão. Ninguém faz nada sozinho e quando nos juntamos, nossas reivindicações são ouvidas e, na grande maioria das vezes, atendidas.”, enfatiza.

“O acesso segue sendo uma das prioridades do meu mandato e estamos avançando nas negociações, o que é muito positivo”, disse Damásio, que espera visita técnica ao local nos próximos dias.

O acesso é uma das demandas da Frente Parlamentar, criada em agosto de 2015.

A Artesp confirma a existência do projeto para implantar uma marginal que daria acesso ao dispositivo de entroncamento das duas estradas. Informa ainda que por se tratar de uma obra não prevista no contrato de concessão da Ecopistas, em função das características da marginal e da Ayrton Senna ser classificada como uma “rodovia Classe Zero” estão sendo analisados aspectos técnicos e jurídicos para verificar a viabilidade do projeto.

Deixe seu Comentário

Notícias Recentes

Siga nossas Redes Sociais

Newsletter AGESTAB