Agestab e Polícia Militar vão levar o programa “Vizinhança Solidária” ao Taboão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e o comando da Polícia Militar do Alto Tietê vão trabalhar juntos para levar o programa “Vizinhança Solidária” ao Taboão.

A adesão ao conjunto de medidas, que visam o aumento da segurança nas empresas do distrito e para os trabalhadores e moradores do local, foi definida durante reunião entre a diretoria da Agestab e o coronel José Raposo de Faria Neto, responsável pelo policiamento no Alto Tietê. O encontro foi realizado na sede do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM-12), em Mogi das Cruzes.

O programa consiste na realização de palestras de conscientização sobre a importância da prevenção primária e sobre as medidas básicas de segurança pessoal e comunitária, além da realização de visitas comunitárias e solidárias por parte dos policiais militares. Após a capacitação promovida pelos PMs, tutores serão indicados.

Os tutores, selecionados a partir do quadro de funcionários da empresa, passarão a ter um papel chave dentro do projeto. Serão eles os responsáveis por multiplicar e reciclar as orientações repassadas inicialmente pelos policiais. Eles também farão a intermediação entre os núcleos do projeto a serem criados no Taboão e irão manter contato direto com a Polícia Militar.

O critério para definição dos núcleos será a questão territorial, a proximidade das indústrias. Os integrantes do núcleo passarão a ter um contato mais próximo, visando a troca de informações sobre eventuais ocorrências e situações suspeitas e a adoção de medidas preventivas. Esta comunicação será realizada por meio de aplicativos de troca de mensagens, redes sociais e telefonemas. A coordenação do programa seguirá as determinações da PM.

Placas e faixas de orientação, com frases como “Distrito monitorado por Vizinhança Solidária”, serão colocadas nas principais vias.

“Temos exemplos de muito sucesso na região do Grande ABC e acreditamos que o Taboão, com as devidas adaptações por ser uma área industrial, poderá ter excelentes resultados”, afirmou o coronel Raposo. “Com o “Vizinhança Solidária”, o tempo resposta da polícia deve melhorar de maneira significativa. Informação de qualidade é um instrumento importante dentro do contexto de segurança pública e este é um dos aspectos que o programa oferece”, ressaltou o comandante.

O presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, garantiu que a Associação iniciará, em breve, a articulação com as empresas. “A Associação Gestora, e todos os empresários que fazem parte da Agestab, agradece a parceria e a disponibilidade da Polícia Militar em nos ouvir e buscar meios de melhorar a segurança no Taboão. Vamos nos organizar, conhecer os detalhes do programa e começar a estruturá-lo”, afirmou.

A Agestab tem se notabilizado na busca por ações que aumentem a segurança no Taboão. Por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), a Associação Gestora instalou câmeras na Estrada do Taboão. As imagens são monitoradas 24 horas pela Central Integrada de Emergências Públicas (CIEMP), da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Recentemente, a Polícia Civil de Mogi das Cruzes também passou a ter acesso aos equipamentos.

VIATURA DEDICADA

O coronel Raposo informou que o Taboão passou a contar com uma viatura dedicada ao policiamento do distrito. Antes, uma única viatura precisava patrulhar o Taboão e demais bairros vizinhos, o que prejudicava a presença da PM, devido à grande área de abrangência. O policiamento dedicado era uma reivindicação antiga da Agestab e que, agora, se concretiza.

Baradel também solicitou atenção para com os assaltos a caminhões e com os roubos de carga no Taboão, principalmente, na região da Estrada da GM.

Além de Baradel e o coronel Raposo, a reunião contou com a presença do Major PM Gilberto Ito, e dos diretores da Agestab: Juliano Zielinski Bega e Paulo de Assis. 

Deixe seu Comentário

Notícias Recentes

Siga nossas Redes Sociais

Newsletter AGESTAB