Mutirão de limpeza, administração regional própria, recuperação de estrada e abrigo em pontos. Prefeitura apresenta ações para o Taboão

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O Distrito Industrial do Taboão receberá, na próxima terça-feira (09/03), um mutirão de limpeza. Trabalhos como pintura de guia, limpeza de calhas, cata-tranqueira, e roçagem serão realizados. Esta é uma das ações que serão realizadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes nos próximos dias e que foram apresentadas durante reunião on-line da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) com as secretárias municipais de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres, e de Infraestrutura Urbana, Camila Dias.

De acordo com Camila, os mutirões fazem parte do Plano de Zeladoria. A programação prevê que os trabalhos de limpeza se repitam a cada seis meses.

Outras ações para o Taboão também foram apresentadas. Entre elas a criação de uma administração regional especifica para o distrito. Atualmente, a equipe que cuida do Taboão também é responsável pelos bairros vizinhos, o que corresponde a uma grande extensão de área.

“Vamos dividir a atual administração regional dos bairros da divisa e deixar uma equipe focada no Taboão”, adiantou a secretária de Infraestrutura Urbana.

Camila adiantou, ainda, que a recuperação da Estrada do Taboão tem previsão de início até agosto deste ano. A licitação será aberta ainda neste mês.

Ao todo, 20 quilômetros da estrada, entre o encontro com a rodovia Mogi-Dutra e o município de Santa Isabel, receberão serviços de recuperação que compreende recapeamento da estrada, reparos na estrutura, restauração do sistema de drenagem e melhorias na sinalização. O prazo estimado de trabalho é de 12 meses e o investimento previsto é de R$ 17,6 milhões. A obra será realizada por meio de um convênio entre Prefeitura e Departamento de Estrada de Rodagem (DER).

Por outro lado, a pavimentação e a urbanização das estradas municipais Yoneji Nakamura e Mauro Auricchio, um anseio antigo dos empresários e dos moradores, não tem mais data de início. “O projeto e todas as planilhas que envolvem esta obra estão sendo revisto por uma empresa especializada. Esta revisão deve começar nos próximos dias e levará em torno de duas semanas”, informou Camila.

Transporte

Da pasta de mobilidade urbana veio a informação de que ao menos três abrigos de pontos de ônibus serão instalados. Usuários do transporte público do Taboão ficam sob a chuva e o sol. As únicas coberturas existentes no distrito foram instaladas pelos próprios empresários.

Antes mesmo do início das obras de recuperação da estrada, a secretária Cristiane disse que reforçará a sinalização já apagada e que traz riscos aos motoristas e pedestres.

Em relação à necessidade de ampliar a oferta dos ônibus, Cristiane adiantou que a partir de 10 de março a Prefeitura dará início a um amplo estudo de origem e destino em todo o sistema de transporte público da cidade. Câmeras serão instaladas na parte interna dos coletivos para identificar o número de passageiros e quais horários são os mais utilizados.

“Este levantamento nos fornecerá as informações necessárias para um remodelamento geral do sistema”, adiantou Cristiane.

Para o presidente da Agestab, Osvaldo Baradel, as melhorias são bem-vindas e atendem aos pleitos dos empresários. “A reunião foi importante para apresentarmos nossas demandas e ouvirmos os planos da Prefeitura. A Agestab preza pelo diálogo e assim continuaremos”, frisou.

Baradel destacou que a melhoria no serviço de ônibus é de extrema importância. “O Taboão precisa de mais ônibus e de novas linhas. Hoje a situação é muito ruim. Para driblar este grave problema, os empresários adotam medidas como distribuir vale-combustível, ônibus próprio, utilização de aplicativos de transporte, entre outras. Ou fazemos assim, ou o trabalhador não chega na empresa e não consegue voltar para casa”, afirmou.

Deixe seu Comentário

Notícias Recentes

Siga nossas Redes Sociais

Newsletter AGESTAB