Agestab vai ampliar sistema de monitoramento no Taboão em parceria com a Ciemp

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) vai ampliar o sistema de monitoramento por câmeras no Taboão. Novos equipamentos serão instalados e os aparelhos já existentes passarão por uma atualização. As melhorias serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, por meio da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Uma reunião com o secretário Toriel Sardinha, realizada nesta quarta-feira (12/04), selou a Parceria Público-Privada (PPP). 

O objetivo é criar no Taboão um sistema conhecido como “barreira”. As câmeras de alta tecnologia terão a capacidade de obter informações importantes, como a leitura de placas de veículos em situação suspeita. 

As imagens estarão integradas à CIEMP e são acompanhadas 24 horas por dia. A Central conta com policiais militares e agentes da Guarda Municipal. 

“A iniciativa é muito importante e vai nos ajudar a concretizar o projeto de expansão do sistema”, afirmou o secretário. “Além de ampliarmos a quantidade de câmeras, estamos investindo em tecnologia e inteligência, para que tenhamos um tempo menor de resposta”, disse. 

Além dos novos equipamentos que serão adquiridos pela Prefeitura, sistemas particulares ou via PPPs, como o modelo da Agestab, serão integrados à “muralha eletrônica”. 

Atualmente, Mogi conta com 115 câmeras. O objetivo é chegar a 350, entre elas modelos de “totens”, que possuem alcance 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas.  

Um acordo de cooperação técnica entre a Polícia Federal Rodoviária (PRF) e a Prefeitura foi assinado. A PRF passou a ter acesso as imagens. “Um veículo roubado em Mogi, por exemplo, terá todo o trajeto acompanhado e quando acessar uma rodovia, a PRF seguirá com o monitoramento”, explicou Toriel Sardinha.

PATRULHAMENTO REFORÇADO 

O secretário Toriel Sardinha afirmou que o patrulhamento no Taboão também será reforçado, com viaturas da Guarda Municipal dedicadas à região. Para isso, o efetivo da Guarda Municipal está sendo reforçado e novas viaturas estão sendo adquiridas. 

“Estamos, primeiramente, convocando os candidatos aprovados em concursos anteriores. Pretendemos, até setembro deste ano, repor o efetivo de 273 postos. Na sequência, vamos abrir novos concursos e, a médio prazo, ampliaremos a Guarda para 400 postos”, afirmou Toriel. Vinte e uma novas viaturas foram adquiridas e mais veículos serão comprados em 2024. 

Outros projetos antecipados pelo secretário é a construção do Centro de Formação de Guardas, na região do Aruã, e a instalação de um novo CIEMP, maior e mais moderno, na avenida Engenheiro Miguel Gemma. 

A reunião na Secretaria de Segurança Pública contou com a participação dos representantes da Agestab: Juliano Bega, Ricardo Nagao e Nelson Takeyoshi; além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura.

Deixe seu Comentário

Notícias Recentes

Siga nossas Redes Sociais

Newsletter AGESTAB